domingo, 8 de setembro de 2013

DOR AGUDA E DOR CRÔNICA

   Quantas vezes você já ignorou a sua dor? Sentir dor é inevitável, mas ao contrário do que pensamos, ela pode e deve ser tratada.
   Existem dois tipos de dor: aguda e crônica. A aguda, que dura segundos, dias ou semanas, ocorre como um sinal de alerta após cirurgias, traumatismo, queimaduras, inflamação ou infecção. Já a dor crônica ou persistente pode durar meses ou anos. Dores de coluna, fibromialgia, neuropatias, lesões por esforços repetitivos (LER) e câncer também podem gerar esse tipo de dor.
   A dor aguda não tratada adequadamente leva à dor crônica e se torna a própria doença do paciente. Conviver com essa sensação não leva apenas ao desconforto - compromete o bem-estar social e emocional do indivíduo, que pode sentir-se isolado, ansioso ou deprimido, além de afetar a produtividade no trabalho, o apetite e o sono.
   Por isso a dor nunca deve ser encarada como normal ou algo que seja obrigado a se conviver. Muitas vezes a causa não é encontrada, mas mesmo assim a dor deve ser tratada. A fisioterapia ajuda na melhora das dores, tanto na dor crônica quanto na aguda, converse com seu fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário